BCG

Nº de Doses: 
Dose única
Descrição: 

Proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.

Indicação: 

Todas as crianças. Após o nascimento, na maternidade.

Esquema de Imunização: 

Por via intradérmica (injeção sob a pele) de preferência no braço direito. É necessária somente uma dose da vacina e o Ministério da Saúde recomenda uma dose
de reforço de seis a dez anos.

Eficácia: 

BCG apresenta eficácia em 70% dos pacientes tratados.

Reações Adversas: 

Reações transitórias leves a moderadas: Efeitos colaterais locais tais como disúria, frequência urinária aumentada, cistite e hematúria são comuns. Reações sistêmicas tais como febre e calafrios podem ocorrer em um número significante de casos, e mal estar e mialgia também podem ocorrer.
Efeitos colaterais raros e incomuns: Febre acima de 39ºC, que não desaparece 24-48 horas após o paciente receber líquidos e antipiréticos, e/ou um período com mal estar e febre, durante o qual os sintomas aumentam, podem indicar uma infecção sistêmica. Uma infecção sistêmica por BCG pode ser uma complicação com risco de vida.

Contraindicações: 

É contra indicado para pacientes com deficiência imunológica, inclusive para pacientes que estejam fazendo uso de medicamento imunossupressores, para os que apresentam suspeita de tuberculose ativa confirmada e gestantes.