Febre Tifóide

Dose única

Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A enfermidade é transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto, em razão da presença de bacilos eliminados nas fezes e urina humanas dos portadores da doença ativa ou nas fezes dos portadores assintomáticos. Embora haja casos registrados no mundo todo, a enfermidade é endêmica nos locais em que as condições sanitárias e de higiene inexistem ou são inadequadas.

A vacina febre tifóide (polissacarídica) é indicada na prevenção da febre tifóide em adultos e crianças a partir de 2 anos completos de idade. A vacina é indicada especialmente para pessoas que viajam para áreas com risco de contrair febre tifóide, migrantes, pessoas da área de saúde e militares.

Dose única, reforço a cada 3 anos. O efeito da vacina aparece cerca de 2 a 3 semanas após a injeção e persiste por, cerca de 3 anos.

Durante os estudos efetuados em áreas altamente endêmicas, o nível de proteção conferido pela injeção de uma dose desta vacina foi de 77% no Nepal e 55% na África do Sul. Em países industrializados, obtém-se soroconversão em mais de 90% dos indivíduos após a injeção de uma dose única.

Indivíduos menores de 18 anos:
- Muito comum: dor no local de administração, eritema (vermelhidão) no local de administração e inchaço/edema/induração (rigidez) no local de administração, dor de cabeça e mialgia (dor muscular).
- Comum: mal-estar, febre e fadiga/astenia (fraqueza).
Adultos:
- Muito comum: dor no local de administração, mal-estar, fadiga/astenia (fraqueza) e mialgia (dor muscular).
- Comum: eritema (vermelhidão) no local de administração, inchaço/edema/induração (rigidez) no local de administração e dor de cabeça

- Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da vacina. Esta vacina confere proteção contra infecções por Salmonella typhi, mas não protege contra Salmonella typhi parathy A ou B.
- Não é indicada para crianças menores de 2 anos de idade, uma vez que a resposta dos anticorpos pode ser inadequada.
- A vacinação deve ser adiada em casos de febre, doença aguda ou doença crônica progressiva.
- Esta vacina não deve ser utilizada em mulheres grávidas sem orientação médica.