Hepatite B

Hepatite B é uma doença contagiosa que geralmente é transmitida pelo sangue, seja por meio do compartilhamento de seringas não esterilizadas ou por relações sexuais sem o uso de preservativos.

A vacina r-DNA contra Hepatite B é uma suspensão estéril, contendo o principal antígeno de superfície do vírus da hepatite B, purificado, produzido através da tecnologia do DNA recombinante e adsorvido em hidróxido de alumínio.

A vacina é recomendada para a imunização contra a infecção causada por todos os subtipos conhecidos do vírus da Hepatite B, sem restrição de faixa-etária.
A vacina se destina a prevenção e não ao tratamento.

Em crianças e adolescentes de 5 a 19 anos – São três doses de 0,5ml cada. A primeira dose na data de escolha, a segunda dose 30 dias após a primeira dose e a terceira dose 6 meses após a primeira dose.
Adultos acima de 19 anos de idade – São três doses de 1,0ml cada. A primeira dose na data de escolha, a segunda dose 30 dias após a primeira dose e a terceira dose 6 meses após a primeira dose.

A vacina tem eficácia de 80% a 100%.

Efeitos adversos comuns: vermelhidão, dor e inchaço no local da aplicação.

Efeitos adversos raros: cansaço, febre, mal-estar, sintomas semelhantes à gripe, reações alérgicas, tonteira, dor de cabeça, formigamento, enjoo, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, problemas no fígado, dor e inflamação nas juntas, erupções cutâneas, coceira e urticária.

- Não deve ser administrado em indivíduos com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da formula ou resíduo do processo de fabricação.
- A administração a indivíduos que apresentam doença febril aguda grave deve ser adiada.
- Pode ser administrada em pessoas infectadas pelo HIV.
- Só deve ser usada em mulheres grávidas com orientação médica.