HPV Bivalente

Tem como objetivo prevenir a infecção. Não é intenção prevenir a progressão de lesões causadas por HPV já presentes no momento da vacinação. Estimula seu organismo a produzir defesas contra os tipos de vírus HPV-16, 18, 31 e 45 e a prevenir essa doença.

É indicada para mulheres a partir de 9 anos de idade para prevenir eventos que podem evoluir para câncer de colo
de útero, incluindo infecções incidentes e persistentes, anormalidades citológicas, como células escamosas atípicas de
significância indeterminada (ASC-US), e neoplasia intraepitelial cervical (NIC), NIC1 e lesões pré-cancerosas (NIC2 e NIC3)
causadas por HPVs oncogênicos tipos 16 e/ou 18, infecções incidentes e persistentes causadas por papilomavírus humano
(HPVs) oncogênicos tipos 31 e/ou 45.
A eficácia clínica da vacina em prevenir infecções persistentes causadas por HPVs tipos 16, 18, 31 e 45 e lesões causadas por
HPVs tipos 16 e/ou 18, as quais podem evoluir para câncer de colo de útero, foi demonstrada em estudos clínicos. A proteção
contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas tem como objetivo prevenir o câncer de colo de útero. A efetividade na
proteção contra o câncer de colo de útero será verificada em estudos pós-comercialização.

São 3 doses: a primeira dose na data de escolha, a segunda dose 30 dias após a primeira e a terceira dose 6 meses após a primeira dose.

A eficácia da vacinação contra HPV Bivalente é de 93,9%.

Reações muito comuns (podem ocorrer em 10% das pacientes que utilizam este medicamento):
- dor de cabeça
- mialgia (dor muscular)
- reações no local da injeção (incluindo vermelhidão e inchaço)
- cansaço

Reações comuns (podem ocorrer entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento):
- enjoo
- vômito
- diarreia
- dor abdominal
- coceira
- rash (vermelhidão na pele)
- urticária
- artralgia (dor nas articulações)
- febre (≥37,5°C-≤38°C)
Reações incomuns (podem ocorrer entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento):
- infecção do trato respiratório superior
- tontura
- outras reações no local da injeção, como endurecimento, falta de sensibilidade no local e formigamento
- linfadenopatia (glândulas inchadas na garganta, axila ou virilha)
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento):
- reações alérgicas
- angioedema (reação tipo alérgica com inchaço na garganta e dificuldade de respirar)
- desmaio, secundário a resposta de síncope ou a reação vasovagal à injeção, por vezes acompanhada de movimentos dos
membros do tipo tônico-clônico

A vacina não deve ser administrada a indivíduos com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.

É contraindicada a mulheres grávidas.

Não deve ser administrado em crianças com menos de 9 anos de idade.