Meningite B

2 a 4 doses

O meningococo B é um dos principais causadores da meningite bacteriana no mundo. As meningites bacterianas, consideradas as mais graves, devem ser tratadas com antibióticos e requerem hospitalização em UTI, por causa da alta taxa de mortalidade associada à doença. Também são mais raras do que as virais.

A vacina adsorvida meningocócica B (recombinante) é indicada para auxiliar na proteção de indivíduos a partir de 2 meses a 50 anos de idade contra a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B. Esta bactéria pode provocar infecções graves e, às vezes, de ameaça à vida, como a meningite (inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal) e a sepse (infecção generalizada). A vacina funciona especificamente estimulando o sistema de defesa natural do corpo da pessoa vacinada. Isto resulta na proteção contra esta doença.

Lactentes de 2 a 5 meses de idade: três doses com intervalo de um a três meses entre as doses. Sendo necessária uma dose de reforço entre os 12 e 23 meses de idade. Lactentes não vacinados de 6 a 11 meses de idade: duas doses com intervalo acima de dois meses entre as doses. Sendo necessária uma dose de reforço no segundo ano de vida. Crianças de 1 a 10 anos de idade: duas doses com intervalo acima de dois meses entre as doses. Dose de reforço sob orientação médica. Adolescentes a partir de 11 anos de idade e adultos: duas doses com intervalo acima de um mês entre as doses. Dose de reforço sob orientação médica.

A vacina adsorvida meningocócica B (recombinante) estimula a produção de anticorpos que destroem a bactéria Neisseria meningitidis do grupo B causadora de doenças como a meningite e a sepse (infecção generalizada). SOMENTE PARA ADMINISTRAÇÃO INTRAMUSCULAR.

Reações muito comuns: distúrbios alimentares, sonolência, choro incomum, diarreia, vômito, erupção cutânea, febre; sensibilidade, eritema, inchaço e induração no local da injeção, irritabilidade, cefaleia, náusea, mal-estar, mialgia, artralgia. Reações incomuns: convulsões (incluindo convulsões febris), palidez, eczema, febre (acima de 40º C). Reações raras: síndrome de Kawasaki (em crianças de até 10 anos de idade).

Não deve ser administrada em indivíduos com hipersensibilidade aos princípios ativos ou a qualquer um dos excipientes da vacina. Deve-se evitar a administração em indivíduo com doença febril grave aguda. Essa vacina não deve ser usada por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica. Atenção diabéticos: este medicamento contem SACAROSE.