Meningite C

A meningite é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e potencialmente fatal, causada pela Neisseria meningitidis, popularmente conhecida como meningococo. A doença provoca a inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central e possível infecção generalizada.

Indicada para crianças de 2 meses de idade, adolescentes e adultos.

Para crianças de 2 a 12 meses de idade devem ser administradas duas doses da vacina, com um intervalo de dois meses entre as doses.

Para crianças de 12 meses ou mais, adolescentes e adultos é recomendada a administração de uma única dose.

Seu médico indicará se há ou não a necessidade de uma terceira dose (dose reforço) após os 12 meses de idade.

Nas crianças acima de 2 anos de idade e nos adultos a vacina confere proteção de aproximadamente 90% para os meningococos dos sorogrupos A, C, W-135 e Y.

As reações mais comuns relatadas foram: vermelhidão, inchaço e dor no local da injeção, febre, irritabilidade, sonolência, dificuldade de dormir, perda de apetite, vômitos, diarreias, choro, indisposição, dor de cabeça, dores musculares e nas juntas, sensação de estar doente, mal-estar.

Não deve ser administrada em indivíduos com hipersensibilidade aos princípios ativos ou a qualquer um dos excipientes da vacina.

Deve-se evitar a administração em indivíduo com doença febril grave aguda.

Essa vacina não deve ser usada por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica.