Pneumo 23

A vacina pneumocócica 23-valente é uma vacina utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia.

Imunocompetentes:

- indivíduos acima de 50 anos de idade;
- indivíduos a partir de dois anos com doença cardiovascular crônica, doença pulmonar crônica ou diabetes mellitus; com histórico de alcoolismo, doença crônica do fígado (incluindo cirrose) ou vazamento de fluido cérebro-espinhal; com asplenia anatômica ou funcional.

Imunocomprometidos:

- indivíduos a partir dos 2 anos de idade com infecção por HIV, leucemia, linfoma, doença de Hodgkin, mieloma múltiplo, câncer generalizado, insuficiência renal crônica ou síndrome nefrótica;
- pacientes que recebem quimioterapia imunossupressora e indivíduos submetidos a transplante de órgãos ou medula óssea.

Duas doses de 5 em 5 anos conforme recomendação médica.

A eficácia da vacina em prevenir infecções causadas pelos 23 sorotipos de pneumococos incluídos em sua composição varia de 60 a 80%.

Reações relatadas em estudos clínicos e /ou na experiência pós-comercialização incluem: celulite, astenia, febre, calafrios, mal-estar, náuseas, vômito, linfadenite, linfadenopatia, trombocitopenia em pacientes com trombocitopênica idiopática estabilizada, anemia hemolítica em pacientes que tiveram outros distúrbios hematológicos, leucocitose, reações anafilactoides, doença do soro, edema angioneurótico, artralgia, artrite, mialgia, cefaleia, parestesia, radiculoneuropatia, síndrome de Guillain-Barré, convulsão febril, erupção cutânea, urticária.

- Não deve ser administrada em indivíduos com hipersensibilidade aos princípios ativos ou a qualquer um dos excipientes da vacina.
- Deve-se evitar a administração em indivíduo com doença febril grave aguda.
- Essa vacina não deve ser usada por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica.
- Os pacientes que necessitam do uso profilático de penicilina (ou outro antibiótico) contra infecção pneumocócica não devem interromper a profilaxia após a vacinação.
- Não é recomendada para uso em crianças menores de 2 anos de idade.