Tétano

Dose única

O tétano é uma infecção bacteriana possivelmente fatal que afeta os nervos. A vacina é eficaz na prevenção da infecção, que não tem cura.

A vacinação deve abranger todas as crianças acima de 2 meses de idade e adultos,
inclusive os que já tiveram tétano; uma vez que a infecção tetânica pode não conferir
imunidade, a vacinação deve ser iniciada ou continuada tão logo seja possível, a partir da
recuperação do doente.
Crianças entre 2 meses e 7 anos de idade incompletos devem ser preferencialmente
vacinadas com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis, que compõe o calendário
básico de imunização, ao invés da vacina tétano, monovalente. Em crianças acima de 7
anos e adultos, pode-se, alternativamente, empregar a vacina adsorvida difteria e tétano
adulto.

Vacinação primária: em caso de vacinação primária isolada em adultos, devido ao alto poder
antigênico da vacina, duas injeções com intervalos de 4 a 6 semanas.
Reforço: uma injeção um ano após a última injeção da série primária e depois a cada 10
anos.
Sorovacinação:
A vacina é administrada no mesmo dia que o soro, mas em outro local do corpo.
- Em indivíduos não vacinados, uma correta sorovacinação evitará mais riscos de novas
injeções do soro.
- Em indivíduos previamente vacinados, a sorovacinação pode ser indicada se o médico não
estiver certo de que a imunização completa e reforços regulares tenham sido cumpridos ou
se o risco de infecção tetânica é particularmente alto.
Em caso de confirmação de tétano, a sorovacinação tem sido recomendada. A injeção de
uma dose de toxóide é administrada ao mesmo tempo da soroterapia. Isso é feito a fim de
se obter uma sólida imunização do paciente, uma vez que a doença não possibilita a
imunidade natural.

Após a aplicação intramuscular, a vacina estimula a produção de antitoxinas. A imunização
primária com a vacina confere proteção em mais de 95% dos casos, por pelo menos 10
anos. Não é necessário adiar a vacinação em crianças prematuras.

As seguintes manifestações podem ser observadas com o uso da vacina tétano: eritema,
enduração no local da injeção, podendo persistir por alguns dias após a aplicação da vacina.
Menos freqüentemente, podem ocorrer prurido, aumento da sensibilidade, edema e/ou dor
no local da injeção; febre, calafrios, irritabilidade, cansaço incomum, nódulo ou abscesso no
local da injeção e erupção cutânea. Em raros casos, pode ocorrer febre acima de 39,4°C;
linfadenopatia; bolhas, inchaço ou dor no local da injeção intensos e persistentes.
A incidência e a gravidade das reações locais podem ser potencialmente influenciadas por
fatores individuais, sítio, via e método de administração.
A ocorrência de febre ou de reações locais após a aplicação da vacina tétano aumenta com
o aumento do número de doses aplicadas.
Raramente, podem ocorrer: reação anafilática; convulsões, confusão mental, febre alta
(39,4°C), dor de cabeça, irritabilidade, sonolência incomum e/ou vômito persistente.

- Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina.
- Estado febril e infecção aguda, uma vez que os sintomas da doença podem ser
confundidos com eventuais eventos adversos da vacina.