Triplice Viral

Nº de Doses: 
2 Doses
Bula: 
Descrição: 

Trata-se de vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, caxumba e rubéola; 

Indicação: 

É indicada para imunização simultânea contra sarampo, caxumba e rubéola em indivíduos com 15 meses de idade ou mais velhos.

Esquema de Imunização: 

Uma dose em crianças a partir de um ano de idade e outra dose 3 meses após a primeira dose.

Em adolescentes e adultos com menos de 50 anos, sem comprovação de vacinação prévia, a vacina pode ser aplicada na data escolhida e uma segunda dose 1 a 3 meses após a primeira. (Caso tenham sido vacinados com apenas uma dose, deverão receber mais uma dose da vacina). O desejável é que todo adolescente e adulto tenha sido vacinado com pelo menos duas doses durante a vida.

Adultos acima de 50 anos que nunca tenham sido vacinados, considerar a aplicação de apenas 1 dose, em situações de risco aumentado.

Eficácia: 

Em estudos clínicos, a eficácia para prevenir o sarampo e a rubéola foi de 95%. A eficácia para prevenir a caxumba oscila entre 75 a 90%.

Reações Adversas: 

Reações comuns: queimação e\ou pontadas de curta duração no local da injeção.

Reações ocasionais: febre, erupção cutânea.

Reações raras: reações locais leves, tais como eritema, induração e hipersensibilidade; dor de garganta, astenia, parotidite, náusea, vômito, diarreia, linfadenopatia regional, trombocitopenia, púrpura, reações alérgicas, artralgia, artrite, mialgia, convulsões febris em crianças, convulsões afebris, cefaleia, tontura, parestesia, polineurite, síndrome de Guillain-Barré, ataxia, formas de neurite óptica, paralisias oculares, otite média, surdez nervosa, conjuntivite, orquite.

Contraindicações: 

- A vacina não deve ser administrada em gestantes. Se a vacinação for realizada em mulheres em idade fértil, a gravidez deve ser evitada por 3 meses após a vacinação;
- Reações anafiláticas ou anafilactóides;
- Hipersensibilidade ao ovo ou a qualquer outro componente da vacina;
-Tuberculose ativa não tratada;
- Qualquer doença respiratória febril ou outra infecção febril ativa;
- Pacientes recebendo terapia com ACTH, corticosteroides, irradiação, agentes alquilantes ou antimetabólicos;
- Indivíduos com discrasias sanguíneas, leucemias, linfomas de qualquer tipo, ou outras neoplasias malignas que afetam a medula óssea ou o sistema linfático;
- Estados de imunodeficiência primária e adquirida, incluindo imunossuprimidos e com AIDS ou outras manifestações clínicas de infecção com vírus de imunodeficiência humana; comprometimento da imunidade celular; e estados hipogamaglobulinêmicos e disgamaglobulinêmicos;
- Indivíduos com historia familiar de imunodeficiência congênita ou hereditária, até que seja demonstrada a capacidade de imunização do potencial receptor da vacina.